top of page
  • DAP7

Dia Mundial da Fotografia: A arte que influencia tendências e criatividade

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Fotos estão por toda a parte, isso é inegável. A fotografia é uma evolução em comunicação, design e conceito. Nada como comemorar este dia refletindo como seriamos sem ela.



Existem muitas coisas na nossa rotina, tão habituais, que esquecemos o quão revolucionárias são. Já se perguntou de onde as pessoas tiram suas ideias? Não agora, mas antigamente, quando não eram bombardeadas de informações e inspirações na internet, na televisão e redes sociais?


Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, neste 19 de agosto, vamos trazer um questionamento para todos nós que trabalhamos com criatividade diariamente.


Se você estudou fotografia em algum momento, deve ter escutado aquela história sobre o medo das pessoas de que suas almas ficassem presas na imagem. Difícil de imaginar essa situação com a quantidade de selfies que tiramos por ano.


Revolução em fotografia


Com a vida que temos hoje, você consegue imaginar a necessidade de agendar um horário com fotografo para tirar uma única foto? E que em algum momento do século passado nossos avós e bisavós sequer tinham acesso a isso?


Alguns marcos da fotografia vão e voltam, como acontece com a moda e a música. A Polaroid surgiu em 1948, tornou-se uma tendência e depois desapareceu por algumas décadas, visto que preferência das pessoas se voltou à câmera com filme e depois a digital. O mesmo aconteceu com o vinil, bem como com as peças de roupa e estilo dos anos 80, 90 e 2000, que hoje voltam a ter um impacto na mídia.


Atualmente, a foto em preto e branco pode ser considerada clássica, e a Polaroid como algo mais conceitual. Ambos os estilos e temáticas fotográficos são vistos nos editoriais de moda, materiais publicitários e algo mesclado com fotografia, design gráfico e pop art em campanhas comerciais.


A verdade é que é difícil imaginar nossa vida atual sem registros em fotos, para guardar lembranças, momentos em família e com os amigos. Ou imaginar o dia a dia sem fotos de produtos, anúncios e até mesmo figurinhas no WhatsApp.


Fotografia é arte com muitos estilos, conceitos e tendências. O que importa é a relevância que essa foto, física ou digital, traz em nossas vidas, como está marcando nosso crescimento e desenvolvimento, além de contar histórias sobre nossas tristezas e alegrias.


Feliz Dia Mundial da Fotografia! Não esqueça de tirar uma foto hoje!

Posts recentes

Ver tudo

Especialista em Planejamento Publicitário

Título da Vaga: Especialista em Planejamento Publicitário - Marketing Digital Descrição da Vaga: A DAP7, está em busca de um(a) Especialista em Planejamento Publicitário com sólida experiência em mark

bottom of page