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Inbound e Outbound Marketing: Como os conteúdos orgânico e pago podem melhorar o seu alcance

Uma boa estratégia sempre encara o plano de ação como um todo, além de views e curtidas, ela se põe a impactar o público-alvo e personas com um conteúdo de qualidade. Para quem prefere anúncios ou quem opta por ferramentas orgânicas, os resultados mostram qual é o melhor plano da ação.



No meio da comunicação, principalmente quando trabalhamos com o marketing de empresas, sempre existe o debate sobre conteúdo pago e orgânico.


Algumas pessoas pensam que impulsionar publicações, criar anúncios e captar leads através do marketing digital não é assim tão efetivo. Em outro extremo, conhecemos alguns casos em que o orgânico é deixado totalmente de lado, com foco apenas em estratégias pagas.


Na experiência da Dap7, sabemos que o melhor impacto não está em um ponto ou outro. A união e o equilíbrio que positivam a imagem do negócio diante da mídia.


Comece com o Inbound Marketing


Essa estratégia tem como seu foco principal o marketing de conteúdo, a geração de soluções gratuitas para o seu cliente, uma troca entre empresa e lead. O Inbound Marketing também é chamado de marketing de atração e segue o princípio de: Atrair – Converter – Relacionar – Vender – Analisar.


Através de um blog no seu site, por exemplo, você cria publicações sobre as dores do lead e como as solucionar. Nesse conteúdo, serão inseridas métricas de SEO, palavras-chave para melhorar o ranking do seu site no Google.


Você ainda pode captar leads com e-books gratuitos em troca do e-mail do seu possível cliente. Dessa forma, o relacionamento entre lead e empresa continua se reciclando, seu negócio se torna referência de mercado no segmento mostrando que você tem as respostas, vendendo produtos e serviços que realmente impactam e agregam na vida do lead.


Outbound Marketing: Investimento que gera resultados


A real métrica do alcance orgânico nas mídias digitais está sempre em questionamento. Geralmente é uma variação de 5% a 10% do seu número de seguidores; com a quantidade de conteúdo gerado diariamente, por milhares de pessoas e empresas, o marketing orgânico se torna extremamente competitivo.


O Outbound Marketing, no entanto, leva seu público diretamente para você. Não estamos falando apenas de mídias digitais, mas também de conteúdos mais tradicionais, como propaganda na televisão, rádio e o conteúdo publicitário em jornais. Podemos mencionar, ainda, outdoors, panfletos e publicidade em trens, ônibus e totens em pontos movimentados. Essa estratégia é conhecida por trazer leads de forma mais rápida a sua empresa, com a equipe de vendas usando o argumento final para convencer o cliente a realizar a compra.


Por que combinar inbound e outbound marketing?


Simples, você quer que seu lead volte.


A captação inicial pode ser realizada com o outbound marketing, mas é o inbound que irá nutrir esse relacionamento entre cliente e empresa. Com anúncios você mostra que possui o serviço que seu lead estava procurando, que sua oferta é mais completa que a concorrência.


A Dap7 é a agência da Rede Construir - RS, há cerca de dez anos. Nessa década, realizamos diversos tipos de ações que unificam o inbound e outbound. Desde materiais impressos, tabloides de produtos, quanto anúncios em redes sociais e Google Ads para as lojas.


Foi através da união de ações para campanhas comerciais, inbound e outbound, que hoje também realizamos estratégias de endomarketing (marketing interno) da empresa. Essa relação de negócios com a Rede Construir – RS gerou um impacto: a conquista da regional do Rio de Janeiro e a Rede Construir Federação, sendo essa última de nível nacional.


O marketing é um processo contínuo, com ações e campanhas onde um único tipo de estratégia pode ser utilizado. No entanto, é na inovação e busca de novas possibilidades que a fidelização com o lead acontece.


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